Riscos Ocupacionais: quais são, cores, como prevenir

Os riscos ocupacionais são aqueles que todo trabalhador ou colaborador de uma empresa está sujeito a sofrer. Por esse motivo, a grande maioria das empresas possui um mapas de riscos, que orienta os trabalhadores sobre quais riscos determinada área apresenta.

Visualizando com eficiência as áreas e seus potenciais riscos, fica mais fácil tomar medidas de prevenção, e orientar os trabalhadores sobre a importância das medidas preventivas. Saiba mais!

O que são riscos ocupacionais?

Os riscos ocupacionais são aqueles que os trabalhadores de uma determinada empresa estão sujeitos a sofrer em seu ambiente de trabalho, seja por alterações no ambiente, nos equipamentos utilizados ou outros fatores.

classificação de riscos ocupacionais por cores

Esses riscos podem ser de diversas naturezas, como situações que envolvam acidentes de trabalho gravíssimos a leves, doenças ocupacionais mais brandas ou severas, alterações de fatores psicológicos e poluição do meio ambiente.

Qual NR fala dos riscos ocupacionais?

As normas regulamentadoras que falam sobre a classificação dos riscos ocupacionais são as seguintes: NR 9 e NR 12, além da Portaria de número 25/1994.

Quais são os 5 tipos de riscos ocupacionais?

Atualmente existem cinco tipos de riscos ocupacionais, sendo eles:

  • Riscos ergonômicos
  • Riscos de acidentes ou mecânicos
  • Riscos biológicos
  • Riscos físicos
  • Riscos químicos

Para cada classificação de risco ocupacional, existe uma cor que o representa, a fim de tornar o mapa de riscos mais fácil de ser compreendido, com as especificações do que se enquadra em cada tipo.

Detalhes da classificação de riscos ocupacionais por cores

O que são riscos ocupacionais

Veja em detalhes como é feita a classificação dos riscos por cores e quais situações fazem parte de cada tipo de risco:

Riscos ergonômicos

Esse tipo de risco é classificado pela cor amarela. Os riscos ergonômicos são aqueles que o trabalhador sofre devido a condições insalubres em seu ambiente de trabalho, como maquinário e equipamentos desfavoráveis ao trabalho.

Além disso, também se enquadram nessa classificação os fatores psicológicos e fisiológicos que possam afetar o trabalhador.

Dentre as principais situações dos riscos ergonômicos estão: levantamento de peso, postura inadequada durante a jornada de trabalho, jornadas de trabalho longas e exaustivas, trabalhos de turnos, movimentos repetitivos, não realização de pausas durante a jornada de trabalho, ritmo excessivo de produção entre outros.

Riscos acidentais ou mecânicos

Recebe a classificação de cor azul e se caracteriza por qualquer situação que possa colocar a vida do trabalhador em risco, ou seja, alterações nos maquinários, ambiente de trabalho insalubre e outros.

Dentre as principais situações de riscos mecânicos temos: iluminação inadequada, falta de manutenção em máquinas e equipamentos, ferramentas com defeitos, ambiente de trabalho sujo e desorganizado, risco de quedas, risco de explosões e/ou incêndio e vários outros que podem se encaixar nesse tópico a depender da atividade exercida pelo funcionário na empresa.

Riscos biológicos

Os riscos biológicos são classificados com a cor marrom e são muito comuns em laboratórios e hospitais por exemplo. Dentre os riscos biológicos podemos citar:

– Bactérias: capazes de provocar patologias leves como algumas infecções e outras mais graves como é o caso das pneumonias, tuberculose e meningites por exemplo;

– Protozoários: um pouco mais difíceis de encontrar mas podem provocar a doença de Chagas por exemplo;

– Vírus: são o tipo de risco mais comum de ser encontrado e pode provocar resfriados, hepatites e até doenças mais graves como é o caso do HIV e da COVID-19.

– Fungos: também são menos comuns mas existem e podem acometer os trabalhadores de determinados locais. Os tipos mais comuns são as micoses e candidíase.

Riscos físicos

São classificados pela cor verde e precisam do ar para se propagar e afetar o trabalhador, pois na maioria das vezes são um tipo de energia.

Os principais riscos ocupacionais físicos são: ruídos (que possuem um limite de decibéis), vibrações, temperaturas (calor e frio), pressões (sejam elas muito altas ou muito baixas), radiação (ionizante e não ionizante), umidade e outros.

Riscos químicos

Os riscos químicos são aqueles classificados com a cor vermelha e também tem relação com o ar, pois são aqueles que podem entrar no organismo humano através do sistema respiratório.

Dentre os riscos químicos mais conhecidos podemos citar: poeira, mofo, névoa, neblina, gases, vapores tóxicos ou não tóxicos, fumos, fumaça e outros.

Vale lembrar ainda que, além da via respiratória, os riscos químicos também podem acontecer por ingestão (trato gastrointestinal) e por contato (através da pele e mucosas).

Mapa de riscos ocupacionais

Uma forma bastante eficaz e conhecida de demonstrar os riscos ocupacionais contidos em determinado local, é através do mapa de riscos.

Esse mapa utiliza a planta do ambiente, onde profissionais treinados avaliam o local e determinam quais possíveis riscos ocupacionais podem acometer o ambiente.

Depois de criteriosa avaliação, o mapa é criado sobre a planta do local, utilizando as cores classificatórias dos riscos ocupacionais.

Ao finalizar os mapas de riscos (pois pode ser feito um mapa para cada setor da empresa), os mesmos devem ser anexados em locais visíveis, para que todos os funcionários tenham acesso às informações contidas nele.

Importância da prevenção dos riscos ocupacionais

Os riscos ocupacionais são passíveis de serem prevenidos quando medidas são tomadas pela empresa, como a elaboração do mapa de riscos, palestras explicativas e incentivo ao uso dos equipamentos de proteção individual e coletiva.

Diante disso, podemos afirmar que prevenir os riscos ocupacionais é de extrema importância para as empresas, pois colabora com a redução de afastamentos e reduz acidentes de trabalho fora e dentro do ambiente empresarial.

Em consequência de tais reduções, a empresa se torna melhor vista pela sociedade, reduz gastos com funcionários afastados e consequentemente acaba por economizar em termos de saúde do trabalhador.

Como prevenir os riscos ocupacionais?

As principais maneiras de prevenir os riscos ocupacionais, são eliminando-os e adotando todas as medidas preventivas necessárias para a proteção de todos.

Algumas das medidas preventivas possíveis de serem implantadas nas empresas são:

  • Incentivo ao uso dos equipamentos de proteção individual e coletiva;
  • Criação de eventos para conscientização como é o caso da SIPAT e o DDS;
  • Manutenção dos equipamentos e máquinas de trabalho;
  • Realização da ginástica laboral com todos os funcionários;
  • Palestras e eventos mostrando a importância da segurança do funcionário;
  • Divulgação dos riscos e dos resultados obtidos após implementação dos mapas de riscos e medidas preventivas.

Riscos ambientais x riscos ocupacionais

Os riscos ambientais estão enquadrados dentro da classificação dos riscos ocupacionais. Dessa forma, podemos dizer que os riscos ambientais são os de natureza física, química, ergonômica e biológica.

Deixe um comentário