SIPAT: veja como surgiu, conheça seus objetivos e sua importância

A SIPAT é um evento que deve ser promovido anualmente em todas as empresas que possuem uma CIPA, abordando diversos temas relacionados a saúde, segurança, qualidade de vida, preservação do meio ambiente, dentre outros fatores.

A CIPA deve participar ativamente do planejamento e elaboração da SIPAT, atuando em conjunto com o SESMT, de acordo com a NR 5.

Por ser uma convenção anual, a SIPAT tem um grande potencial no quesito segurança, saúde e qualidade de vida dos trabalhadores. Através dela, é possível reforçar práticas de segurança e saúde, além de orienta-los e treina-los, melhorando a qualidade de produção, a imagem da empresa, dentre diversos benefícios.

o que é sipat

Veja ainda:  SESMT: significado, responsabilidades e dimensionamento

É muito importante que todas as empresas planejem bem e realizem uma SIPAT de qualidade pois, infelizmente, ainda existem diversas empresas que não dão a total atenção e valor para esse evento.

O que é SIPAT?

A SIPAT – Semana Interna de Prevenção dos Acidentes de Trabalho, é um evento anual previsto na NR 5, da Portaria 3.214 de 1978, no qual devem ser realizadas orientações e reflexões sobre a saúde, segurança e a prevenção de acidentes do trabalho, através de palestras, treinamentos, painéis, campanhas e etc.

Como surgiu a SIPAT?

A SIPAT surgiu no ano de 1953, com um evento de conscientização que teve a duração de uma semana.

Posteriormente foi consolidado pela NR 5 como um evento anual obrigatório que deve ser implementado pela CIPA em todas as empresas.

Confira: Brigada de incêndio: para que serve, como é a organização e atribuições

Para que serve a SIPAT?

A SIPAT serve como um período de treinamentos, conscientização, orientação, instrução e padronização de metodologias de segurança, saúde e prevenção de acidentes do trabalho, melhorando a percepção da segurança e saúde para os trabalhadores e reforçando bons hábitos de trabalho.

Objetivos da SIPAT

O objetivo principal da SIPAT é orientar e conscientizar os trabalhadores da importância da saúde, segurança e da prevenção de acidentes no local de trabalho, melhorando a sua qualidade de vida, meio ambiente e sociedade.

Importância da SIPAT

A SIPAT possui uma grande importância para a saúde e a segurança, além do bem-estar do trabalhador, sociedade e meio ambiente.

Nela, os trabalhadores e a sociedade podem conhecer melhor o engajamento e a visão da segurança que a empresa possui, melhorando todos os aspectos da qualidade de vida e meio ambiente.

Para os trabalhadores, os treinamentos promovidos, junto de palestras, painéis e outros, são fontes de informações que o qualificarão, tornando-o um profissional melhor, aumentando a sua qualidade, segurança e, até mesmo, a sua produção.

Para a sociedade, ter uma visão melhor da importância que a saúde e a segurança têm para a empresa, além de participar ativamente dos eventos promovidos na SIPAT, faz perceber que a empresa deseja crescer em conjunto com a sociedade, como parte integrante da mesma.

Leia ainda: NR 33: resumo da norma regulamentadora atualizada

Além de adquirir conhecimentos que, muitas vezes, não possuem sobre a sua própria segurança e saúde, e que podem ser aplicados no seu dia a dia.

Além disso, a SIPAT tem um impacto positivo para o meio ambiente, com a possibilidade de desenvolver painéis e palestras com o objetivo de orientar os trabalhadores e as pessoas sobre a importância do desenvolvimento sustentável, e como a participação de cada um é importante.

Qual é a diferença entre Cipa e Sipat?

A SIPAT é um evento que deve ser elaborado e realizado anualmente, com participação ativa da CIPA, em conjunto com o SESMT.

Enquanto a SIPAT é um importante evento para todos, ela possui uma duração estabelecida. Já CIPA é uma comissão que atuará no reconhecimento e atuação da segurança todos os dias, desenvolvendo e aplicando medidas que reduzirão ou eliminarão os riscos no ambiente de trabalho.

Sugestões de temas para SIPAT

Há vários temas que podem ser abordados na SIPAT, sendo eles através de palestras, treinamentos, painéis, gincanas, dentre outras formas. Podemos dar como exemplo de temas:

  • Riscos presentes no ambiente de trabalho
  • Saúde ocupacional
  • HIV / AIDS e outras DSTs
  • Qualidade de vida
  • Prevenção e medidas de segurança a serem adotadas em casa
  • Uso de Equipamentos de proteção individual e coletivo;

Além desses temas, podem ser abordados também situações especificas do próprio local de trabalho, além de outros fatores que podem ajudar e orientar os trabalhadores que os conscientizem sobre a sua segurança, saúde e qualidade de vida.

Como organizar uma SIPAT passo a passo

Ao organizar uma SIPAT, a CIPA deve, em conjunto com o SESMT, planejar com antecedência, qual serão os temas abordados, definir quais temas serão tratados e, reservando os recursos disponíveis, definir um cronograma a ser realizado, dividindo as palestras, treinamentos, gincanas, jogos educativos, dentre outras atividades, de modo que todos os trabalhadores possam desfrutar deste evento.

Desta forma, o ideal é separar por horários que atendam a maior demanda de trabalhadores, principalmente em empresas que trabalhem com sistema de turno.

Alguns trabalhadores só poderão participar durante horários específicos, devido a suas atividades, portanto, é importante que o cronograma esteja bem dividido em horários e dias.

Além disso, a empresa deve divulgar a SIPAT, fazendo o possível para que todos tenham conhecimento das atividades e possam participar ativamente dela.

Deve ser reservado um espaço apropriado, disponibilizar suporte para atender os eventos, tais como equipamentos de multimídia, instalação elétrica, cadeiras, água potável, toldo em locais abertos e uma equipe de apoio, garantindo que tudo saia da melhor forma possível.

É importante também registrar a participação de todos, através de lista de presença, para que possa ser realizado uma análise estatística da abrangência da SIPAT.

Sempre que possível, é interessante também convidar empresas externas ou trabalhadores de terceiros, para que possam integrar e compartilhar de sua experiência. Desta forma, é possível realizar uma SIPAT muito mais ampla, com mais benefícios e qualidade a todos.

Deixe um comentário