Doenças Ocupacionais: exemplos, causas e prevenção

As doenças ocupacionais atingem, cada vez mais, os trabalhadores brasileiros. Anualmente, muitos trabalhadores são diagnosticados com patologias desenvolvidas pelas atividades profissionais.

Uma das causas são os esforços repetitivos que eles executam nos ambientes de trabalho. Com isso, muitos profissionais acabam afastados de suas atividades, o que causa transtornos para o trabalhador e para a empresa.

Atualmente, algumas organizações ainda não estão preparadas para prevenir este problema. Por isso, desenvolvemos este tutorial para explicar sobre as doenças ocupacionais e como as empresas podem incentivar seus funcionários a combater as doenças.

O que são doenças ocupacionais?

As doenças ocupacionais são diagnosticadas em trabalhadores, que podem estar submetidos à condições de risco em suas atividades profissionais. O termo do assunto é genérico e está associado às patologias que estão incluídas na relação de doenças.

o que são doenças ocupacionais
Foto: Pain Care Clinic

As consequências destas doenças podem ser irreparáveis ao trabalhador e podem levá-lo a aposentadoria antecipada por invalidez parcial ou total.

O Ministério da Saúde incentiva que as empresas façam campanhas motivacionais para ajudar a solucionar o problema.

Quais são as principais doenças ocupacionais e suas causas?

As principais doenças ocupacionais estão relacionadas a esforços que um trabalhador desencadeia em suas atividades profissionais. As patologias estão classificadas de acordo com as causas e as possíveis consequências ao trabalhador. Por isso, selecionamos algumas a seguir:

LER – Lesão por Esforço Repetitivo

A LER é muito conhecida no mercado profissional. Normalmente, está associada a condições em que o trabalhador é submetido a esforços de repetição em sua jornada diária. Em algumas condições, a doença pode comprometer a capacidade de trabalho da pessoa e pode levá-lo à aposentadoria por invalidez.

A LER está incluída na relação de doenças do trabalho, já que o profissional está em atividades que exigem maiores esforços na rotina.

É importante informar que a doença pode se desenvolver em qualquer pessoa que exerça qualquer função.

Asma

A asma ocupacional é causada pela exposição a agentes químicos que podem causar reações alérgicas às pessoas. A doença pode ser causada por resíduos como poeira, odores de matéria-prima e outras substâncias.

Essa patologia é considerada um dos problemas mais rotineiros em atividades profissionais.

Para que a doença seja combatida, é necessário que as empresas forneçam materiais e condições para proteger seu colaborador.

Dermatose

A doença ocupacional é causada por exposição a agentes nocivos e podem atingir a pele e mucosas dos profissionais que trabalham em laboratórios ou com máquinas. Esta patologia envolve a surgimento de possíveis doenças como infecções, dermatites, tumores ou ulceras.

Para prevenção, os trabalhadores devem usar o EPI, Equipamento de Proteção Individual e, com isso, a empresa pode contar com a baixa ociosidade de pessoas nas atividades profissionais.

Surdez temporária ou definitiva

A surdez pode ser desenvolvida por trabalhadores que estejam envolvidos com atividades que provocam grande ruídos. Entretanto, a doença pode não ser desenvolvida por todas as pessoas que estejam submetidas a essas condições desfavoráveis.

Para evitar o problema, os profissionais que estejam expostos à condições de barulho precisam usar protetores auriculares. Em alguns casos, profissionais que trabalham no setor aéreo, estão sujeitos a desenvolverem problemas de surdez, devido à exposição de ruídos altos provocados por motores de aeronaves.

DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho

Esse problema é muito comum em pessoas que trabalham fazendo esforços repetitivos. Em geral, está ligado a questões posturais, quando a pessoa não está obedecendo regras para manter seu bem-estar físico.

Nisso, estão incluídos profissionais de zonas portuárias, transportadores de cargas ou, simplesmente, postura errada ao sentar para trabalhar.

Para ajudar a combater a doença, a dica é realizar atividades físicas.

Dicas de como prevenir as doenças ocupacionais

Para ajudar no combate às doenças ocupacionais, é importante que as pessoas sigam regras estabelecidas por suas empresas e estejam cientes de que o uso de equipamentos pode reduzir o surgimento de males ou doenças provocadas por atividades rotineiras.

Confira algumas dicas de prevenção:

  • Realizar atividades físicas;
  • Obedecer as condições para um bom desenvolvimento das atividades;
  • Respeitar sinalizações;
  • Fazer pausas periódicas durante a jornada.

Diferença entre doença ocupacional e doença do trabalho

A Doença Ocupacional, que também é conhecida como Doença Profissional, é causada pelo exercício da função de um trabalhador em si. A causa da doença é a atividade que o trabalhador realiza durante a rotina de trabalho ou material de trabalho. Ou seja, é relacionada diretamente ao trabalho.

A doença do trabalho está relacionada às condições do ambiente, a um determinado agente que o trabalhador esteja exposto, como exposição constante a ruídos ou ao sol.

Doenças do trabalho causam  câncer de pele, dores de cabeça, surdez, doenças respiratórias, doenças de visão. E as doenças ocupacionais mais comuns são: hérnia, lesões no ombro,, depressão, varizes, dorsalgia, neoplasia, entre outras. 

O que são doenças ocupacionais psicossociais?

As doenças ocupacionais psicossociais são provocadas por situações que levam o trabalhador à condições de tensão, estresse e medo. Essas patologias podem levar muito tempo para se desenvolverem e atingem pessoas que são submetidas a momentos de pressão constante no ambiente de trabalho.

doenças ocupacionais mais comuns no brasil
Foto: El Nacional

Essas doenças também podem podem ser causadas por riscos constantes ou temores dos funcionários em atividades que possam trazer ansiedade ou crises de pânico.

Exemplos de Doenças Ocupacionais Psicossociais mais comuns

Existem fatores que podem levar uma pessoa a desenvolver as doenças ocupacionais dessa categoria. Possivelmente, o funcionário pode se sentir privado de exercer suas atividades ou ser submetido a situações que possam causar constrangimentos. Confira a seguir algumas doenças:

Síndrome de burnout

É um problema causado pelo esgotamento físico e metal do trabalhador. Pode acontecer quando a pessoa vive em constante estado de tensão e estresse em sua vida cotidiana.

Depressão

É um dos problemas mais frequentes na vida pessoal. A doença é causada pela falta de motivação na vida pessoal e profissional, e está associada a condições em que uma pessoa não sente capaz de desenvolver suas atividades.

Síndrome do pânico

É uma doença que submete a pessoa a sentir medo, desespero e temores sem algum motivo aparente. Com isso, o trabalhador pensa que algo de ruim poderá lhe acontecer a qualquer momento.

Como evitar as doenças ocupacionais psicossociais?

Para ajudar na questão, é indicado que o colaborador seja submetido a atendimento psicológico e promova mudanças em seu ambiente de trabalho. Para tanto, a empresa também deve promover transformações para maior satisfação aos colaboradores.

Lista de doenças ocupacionais do Ministério do Trabalho

O Ministério do Trabalho descreveu uma lista com as doenças ocupacionais. A portaria Nº 2.309, de 28 de Agosto de 2020 fala sobre elas.

Separamos algumas informações para te ajudar a identificar o problema. Acompanhe a seguir:

  • Agentes de risco físico;
  • Níveis de ruídos sonoros;
  • Radiações;
  • Trabalhos em baixas temperaturas;
  • Exposição a umidade;
  • Níveis de pressão ambiental;
  • Agentes de riscos químicos.

Deixe um comentário