Trava Quedas: o que é, qual sua função e como usar

Se você trabalha em uma empresa ou vai começar a trabalhar, certamente já ouvir falar em equipamentos de proteção individual (EPI) e em equipamentos de segurança. Esses equipamentos servem especificamente para proteger os funcionários de serviços perigosos, como é o caso do trabalho em alturas. Um desses itens é o trava quedas, que abordaremos a seguir.

É uma obrigação da empresa fornecer todos os equipamentos de segurança e de proteção individual necessários para a execução da atividade e é dever e obrigação do funcionário utilizá-los.

O trava quedas é um tipo desses equipamentos, e servem para proteger os funcionários e colaboradores de determinada empresa que trabalham nas alturas, evitando casos de acidentes graves.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura e entenda toda o mecanismo de ação do equipamento, assim como suas principais funções e como usá-lo.

O que é um trava quedas?

O trava quedas como o próprio nome diz, é um item mecânico de segurança do funcionário, criado para proteger o empregado em casos de quedas de altura, que funciona como uma espécie de “trava” mesmo em eventuais casos de queda.

o que é trava quedas

O trabalho em alturas é considerado perigoso e necessita de equipamentos de segurança, se o mesmo for realizado a partir de 2 metros de altura do solo.

O trava quedas é uma espécie de mosquetão que fixa o cinto do trabalhador (cinto torácico) a uma ancoragem fixa, através de uma corda de bombeiro ou cabo de aço por exemplo.

Qual a função do trava quedas?

Como pudemos observar, o trava quedas é muito importante para quem trabalha com alturas. Dessa forma, fica evidente que sua principal função é especialmente o que seu nome diz: travar, ou seja, impedir que o trabalhador caia da altura que estiver caso algum ponto da segurança principal venha a falhar, ou caso o trabalhador venha a escorregar de onde estiver.

Existem vários tipos de serviços que podem utilizar o trava quedas para proteção de seus funcionários. Alguns dos serviços que usam desse tipo de equipamento são:

  • Pintores ou limpadores de vidro de edifícios;
  • Trabalho de soldas metálicas nas alturas;
  • Construções civis entre vários outros tipos de serviço.

Uma observação importante é que esse tipo de item também é usado para prática de esportes radicais que envolvem esportes nas alturas.

Tipos de trava quedas

Atualmente existem dois tipos principais de trava quedas que as empresas podem optar por utilizar com seus colaboradores, o trava quedas deslizante e o trava quedas retrátil.

Trava quedas deslizante

É um tipo de trava quedas que permite o deslizar do colaborador ao longo de uma linha de ancoragem rígida ou flexível, sendo que as linhas de ancoragem rígida são os trilhos e cabos de aço, e as linhas de ancoragem flexíveis são as cordas sintéticas ou de cabos de aço.

Esse modelo de trava quedas é muito utilizado em trabalhos em andaimes, cadeiras de sustentação, escadas ou trabalhos em prédios.

Trava quedas retrátil

Dispositivo que é estendido por meio de uma mola, que é acionada quando necessário, dependendo dos movimentos verticais do trabalhador. Seu mecanismo de ação funciona basicamente da mesma maneira, ou seja, quando ocorre algum impacto o trava quedas logo entra em ação e sustenta o trabalhador.

Esse modelo é usado em trabalhos a partir de 2 metros do chão que envolvam movimentos na vertical ou na horizontal, carga e descargas de caminhões e outros.

Existem algumas marcas e modelos que são melhores em relação a outros no mercado atual e por se tratar da segurança de uma pessoa, a empresa deve sempre prezar por equipamentos de qualidade, de empresas renomadas no ramo da segurança e proteção. A seguir listaremos os principais e mais seguros trava quedas do mercado atual:

  • Linha CTGS: possui muita resistência a forças mecânicas e as chuvas, ventos e altas temperaturas;
  • Linha CTWB: oferece trava com indicadores de sobrecargas;
  • Linha HWS: tecnologia alemã, com força mecânica acima do esperado.

Como usar o trava quedas?

Como é de se imaginar, o trava quedas deve ser utilizado da forma correta, sem erros ou improvisos, pois um encaixe mal colocado pode colocar uma vida em risco.

Dessa forma, você deve seguir criteriosamente todas as instruções presentes no próprio trava quedas. Você deverá observar bem as instruções para fazer a correta instalação das cordas ou cabos de aço e também fixá-la ao colaborador da forma correta.

Quando fizer todo o travamento do trava quedas e prendê-lo ao trabalhador, faça alguns testes no chão para certificar-se de que está tudo funcionamento perfeitamente.

Qual é a diferença entre o trava quedas e o talabarte?

O talabarte possui algumas diferenças em relação ao trava quedas, e muitas pessoas os confundem e acreditam ser a mesma coisa por desempenharem a mesma função.

O talabarte também é responsável por impedir a queda de quem trabalha nas alturas, porém seu travamento não é imediato, ou seja, caso o trabalhador venha a escorregar e cair, o mecanismo de travamento do talabarte será acionado alguns segundos depois da queda. Dessa forma, o trabalhador terá alguns segundos de queda livre antes do travamento oficial do equipamento.

Diante de tais informações podemos dizer que o talabarte também desempenha outras funções como: deslocamento do funcionário com segurança, devido à distância maior entre o cinto de segurança e o ponto de ancoragem.

Trava quedas tem CA?

O trava quedas não possui mais o Certificado de Aprovação (CA) devido ao fato de não ser mais considerado um equipamento de segurança e sim acessórios de segurança.

Vale ressaltar que, para melhor experiência e desempenho dos equipamentos, é indicado utilizar todos os acessórios da mesma marca, sem misturar diferentes fabricantes, pois a segurança será relativamente maior, visto que cada acessório foi feito especificamente para aquele equipamento.

Importância 

Com tantas informações, podemos dizer que o uso do trava quedas é de extrema importância para os trabalhadores que atuam nas alturas, pois esse é um tipo de acessório que irá salvar sua vida em casos de imprevistos.

Além disso, o trava quedas deve ser fixado da maneira correta para o mesmo possa desempenhar seu papel com o máximo de eficiência.

2 comentários em “Trava Quedas: o que é, qual sua função e como usar”

Deixe um comentário