Ponto de ancoragem: o que é, para que serve, norma

O ponto de ancoragem é um dos instrumentos indispensáveis para que trabalhos específicos sejam realizados com a segurança de todos os envolvidos na atividade.

E, para garantir a execução correta existem as NR que vão orientar do jeito certo a forma mais segura de se fazer tal serviço.

Para entender melhor sobre os pontos de ancoragem e como eles funcionam, continue a leitura!

Leia também: O que é trava quedas, qual sua função e como usar.

O que é ponto de ancoragem e qual a finalidade?

Os pontos de ancoragem são algumas estruturas que parecem anéis e que são fixadas em edifícios e construções de forma estratégica dependendo do planejamento feito anteriormente. A maior finalidade é permitir que sejam colocados cabos e cordas para proteção coletiva ou não.

ponto de ancoragem
Foto: heightprotectionsolutions.com.sg

Ancoragem vêm de âncora, que permite que tal “coisa” fique ali no mesmo lugar fixo. Como utilizado pelos navios. Pode ser feito de um complexo sistema ou isoladamente. Esses pontos evitam quedas também.

Como funciona um ponto de ancoragem?

Para explicar o funcionamento de um ponto de ancoragem é melhor usar um exemplo prático. Então, imagine um profissional que está querendo limpar os vidros de uma empresa. Ele terá que ficar suspenso no ar para realizar a tarefa, se for em edifícios altos ou baixos. Não é?

Ele irá utilizar cordas. Mas, onde essas cordas serão colocadas para evitar uma possível queda? É justamente no ponto de ancoragem que já foi colocado ali. Outros instrumentos podem ser utilizados para complementar a segurança como andaimes de suspensão e tubulares.

A inspeção desses pontos deve ser feita sempre para avaliar e ter noção dos riscos. Além disso, a inspeção serve para ver as condições desses pontos, para ver se eles permitem o trabalho da forma correta e se estão bons física e estruturalmente.

Ponto de ancoragem NR35

Existem normas reguladoras e normas brasileiras para manter tudo em formato padrão. Elas são conhecidas como NR35. Essa, em especial, é para regulamentar os trabalhos que são feitos nas alturas.

Os equipamentos de proteção individuais e coletivos são obrigatórios para diversos trabalhos e, principalmente, nas alturas. Além dos EPI’S e EPC’S tem o treinamento para isso. Essas peculiaridades estão descritas no NR35.

Os anexos podem ser procurados, lidos e interpretados na internet. O documento traz definições sobre o campo de aplicação, os componentes e requisitos dos sistemas que devem integralizar, projetos e procedimentos.

A leitura completa do documento é recomendada, principalmente antes de instalar os pontos de ancoragem.

Como deve ser o ponto de ancoragem?

Alguns critérios devem ser considerados como:

  • Os pontos devem estar em todo o perímetro da edificação
  • Eles devem suportar a carga de 1.500 kgf
  • Devem estar no projeto da edificação
  • Devem ser de material resistente à chuva ou outras intempéries, como aço inoxidável ou similares.
  • Segundo as regras regulamentadoras, os pontos devem ter algumas informações visíveis como: CNPJ, valor certo da carga, material utilizado para fabricação e número de fabricação ou número da série.

Quem pode instalar ponto de ancoragem?

Somente profissionais capacitados e legalmente habilitados para isso que podem instalar esses pontos de ancoragem. Outro ponto que vale ressaltar é a importância de encontrar um fornecedor seguro e certificado.

ponto de ancoragem mão
Foto: vdp

Dessa forma, a preocupação não deve ser só relacionada a quem pode instalar o ponto ou sistema de ancoragem, mas também com quem irá fornecer esse material. O INMET também tem funções relacionadas a esse setor.

Qual a diferença entre linha de vida e ponto de ancoragem?

Como visto, o ponto de ancoragem é um local (ponto) onde o sistema de proteção será fixado. Já a linha de vida é o nome do sistema de ligação. Ele é feito com cordas entre o cinto de segurança e o ponto de ancoragem.

Ponto de ancoragem para linha de vida

O objetivo é proteger o ponto de ancoragem e os profissionais que estão trabalhando. Portanto, é composto de duas estruturas e há uma variedade considerando o suporte. O material deve ser de têxtil resistente ou de aço para evitar degradação.

Hoje em dia, pode ser utilizado o absorvedor de impacto ou de energia também, que é o material que vai proteger como dito no início. Ambos podem ser utilizados em indústrias, tanques, plataformas, silos e telhados em geral.

Qual a carga mínima de um ponto de ancoragem?

Como o objetivo é ajudar e promover segurança para o profissional, a carga mínima de um ponto de ancoragem deve ser de uma tonelada e duzentos quilos. Isso, considerando que a pessoa tenha oitenta quilos.

Conforme previsto pela NR 35, que é a norma regulamentadora, o valor é de 1.500 kg por ponto. Ou seja, o valor de cima ainda é menor que o correto. Em outras palavras, o ponto de ancoragem deve suportar quinze vezes a massa do trabalhador.

Deixe um comentário