ISO 14000: o que é, para que serve, requisitos

Já ouvir falar da ISO 14000? Esta sigla representa normas ou regras que estabelecem que um centro comercial pratique responsabilidades ao meio ambiente.

Através do SGA (Sistema de Gestão Ambiental), o certificado garante proteção e cuidados na preservação ambiental e, impede maiores índices de poluição por resíduos industriais.

Para que uma empresa conquiste o certificado, ela precisa garantir e “prometer” que manterá o equilíbrio ecológico através de leis sancionadas para a preservação do meio ambiente. Desta forma, a empresa pode ser observada como parceira da natureza e pode obter resultados positivos quanto à sua causa.

Por isso, desenvolvemos este tutorial para explicar melhor sobre esta certificação nacional e como ela pode ajudar as empresas a obterem um melhor valor comercial ao seguir os cuidados com o meio ambiente.

O que é ISO 14000 e qual sua importância para a Gestão Ambiental?

No intuito de promover campanhas e aderir empresas aos temas sobre ecologia, o documento foi criado para incentivar o setor comercial a seguir regras e leis para que não produzem impactos danosos à natureza.

O que é ISO 14000

Fábricas, industrias e empresas de construção vêm aderindo cada vez mais a este certificado, na intenção de que seus serviços não causem agressões ambientais e mantenham a fauna e flora brasileira preservada.

Para promover uma melhor assertividade, o governo brasileiro propõe ao setor empresarial que certifiquem-se dos acordos de preservação e que mantenham planejamentos essenciais na exploração de suas atividades.

Quando foi criada a ISO 14000?

A ISO 14000 teve início em 1993, quando a ISO criou o Comitê TC 207. Este serviço visava a importância de estabelecer diretrizes sobre o meio ambiente e como seria aplicado. Por isso, nasceu a série 14000, que estabeleceria conceitos sobre a preservação ambiental.

Estruturada, a ISO 14000 confere que todas as empresas participantes unifiquem o tema com todos os seus setores e que seja criada uma comissão interna que acompanhe situações adversas provocadas por atividades que gerem danos ambientais.

Entre prováveis problemas, a poluição é o assunto de destaque do certificado.

Para que serve a ISO 14000?

As normativa servem para orientar, administrar e apontar prováveis soluções para contornar problemas ambientais. Desta maneira, estabelecendo diretrizes que solidificam o setor ambiental, cada empresa deve criar seus parâmetros para administrar suas operações externas.

Para que serve a ISO 14000

Nas atividades, as empresas devem treinar e orientar seus funcionários, para que sigam regras estabelecidas em atividades presenciais no meio ambiente e que sejam seguidas normas que não causem danos em alta proporção.

Para que serviços sejam autorizados, como construção de empreendimentos imobiliários, a empresa deve oferecer um estudo que garanta não haver impactos na área a ser construída.

Qual a relação entre ISO 14000 e a ISO 14001?

A ISO 14001 foi estabelecida pelo comitê organizador da série 14000. O foco principal é o combate à poluição, mantendo equilíbrio com atuais necessidades de prevenção. Ela consiste em criações de normas que estabeleçam sistema de organização e cuidados ambientais.

Para tanto, a ISO 14001 estabelece que empresas criem organizações internas para gerenciar e administrar operações que poderem causar danos ao meio ambiente. Assim, órgãos de fiscalização do meio ambiente podem ter mais ênfase em auditorias e análises.

Família ISO 14000

A família ISO 14000 é numerosa. Visando a preservação ambiental e na intenção de evitar problemas de ordem natural, as regras estabelecem clareza e mais assertividade no conhecimento e práticas de ações de gestão ambiental. Vamos a algumas delas:

  • 14001: São especificações de gestão ambiental.
  • 14004: Esta série estabelece suporte para administração do meio ambiente.
  • 14006: Traz orientações sobre estruturas ecológicas.
  • 14010: Princípios gerais sobre possíveis auditorias.
  • 14011: Explica sobre normas para auditorias.
  • 14012: Fornece elementos para formação da auditoria.
  • 14015: Faz avaliações ambientais de áreas.
  • 14020: Formaliza os critérios ambientais.

Requisitos para implementar a Norma ISO 14000

Para que uma empresa ou indústria se enquadre nas normas da ISO 14000, deve seguir regras da normativa 14001 e estabelecer uma série de dados para poder administrar sua gestão ambiental.

Requisitos para implementar a Norma ISO 14000

Por isso, listamos alguns destes requisitos para que você compreenda a prática da gestão de meio ambiente.

1 – Requisitos

Nesta fase, a empresa deve documentar e cumprir com seu sistema ambiental. Periodicamente, a empresa deverá informar sua análise sobre sua prática ambiental.

2 – Política

A empresa deve informar quais serão seus planos para administrar a gestão ambiental. É neste momento em que devem ser informados os níveis de segurança, danos, impactos e que a companhia gerenciará possíveis crises.

3 – Planejamento

Os planos devem ser associados e administrados mediante a proposta apresentada para a gestão do meio ambiente. Desta maneira, não haverá impedimentos ou dissoluções que possam promover desgastes ao ecossistema.

4 – Operação

Para que haja sucesso, todas as metas devem ser documentadas e praticadas pelos setores da empresa. Com as definições estabelecidas, a companhia deve assegurar recursos e técnicas para maior objetividade em resultados.

5 – Verificação

Ao fim, todos os dados coletados devem ser enviado aos órgãos ambientais, para que seja analisado o responsável cumprimento das regras estabelecidas pela ISO 14000.

Listas de empresas certificadas pela ISO 14000 no Brasil

Para que haja mais conectividade e responsabilidade social, as organizações mantêm o compromisso de cuidarem do meio ambiente sem interferir no fluxo de suas operações.

empresas certificadas pela ISO 14000 Brasil

Confira algumas empresas conhecidas que adotaram cuidados em suas produções, a fim de não gerar impactos ao ecossistema:

  • 3M do Brasil. Itapetinga/Ribeirão Preto/Sumaré
  • A Notícia S/A, jornal
  • ABL Antibióticos do Brasil
  • Castrol
  • Café Bom dia

Estes são apenas alguns exemplos. No Brasil, há mais de 200 empresas certificadas. Junte-se a estes nomes e mostre que sua companhia também se preocupa com a natureza.

Deixe um comentário