OHSAS 18001: para que serve e quais os objetivos?

A OHSAS 18001 é um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional que foi desenvolvido com o intuito de melhorar de forma continua todos os processos e procedimentos das empresas.

A OHSAS 18001 pode ser implementada em conjunto com outras normas como a ISO 9001 e ISO 14001.

Implementar um bom SGSSO na empresa pode garantir um papel de destaque perante a sociedade, otimizar a utilização de recursos, reduzir o índice de acidentes e afastamentos e muito mais.

Portanto, para manter-se competitiva no mercado atual, todas as empresas devem ter a implementação da OHSAS 18001 como um dos principais objetivos a serem alcançados.

OHSAS 18001 o que é

O que é OHSAS 18001?

A OHSAS 18001 é uma ferramenta desenvolvida para fornecer as empresas as devidas orientações necessárias para a implementação de um Sistema de Gestão e certificações de saúde e segurança do trabalho.

Com a OHSAS 18001, as empresas podem implementar políticas de atuação segura, seguindo diretrizes e normas voltadas para a implementação e avaliação de uma gestão com foco na segurança do trabalho e saúde ocupacional.

A sigla OHSAS (Occupational Health and Safety Assessment Series – Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional – T.L) foi criada pelo BSI Group, sendo que as suas diretrizes podem atuar em conjunto com o sistema de gestão ambiental e qualidade.

Um SGSSO (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional) define padrões de qualidade de otimização para todos os procedimentos e etapas de atividades da empresa, bem como analise dos riscos presentes no ambiente de trabalho e o desenvolvimento e implementação das medidas de controle adequadas para neutralizar ou controlar os riscos.

Como foi criada a norma OHSAS 18001?

A OHSAS 18001 foi criada através da colaboração entre diversos órgãos certificadores e de países como a Irlanda, Espanha, África do Sul, Austrália, Malásia e Inglaterra no ano de 1996.

O seu desenvolvimento foi realizado para desenvolver os requisitos técnicos de Gestão de Segurança, no qual foram compilados em uma certificação que atue em conjunto com as normas ISO 9001 e 14001.

A OHSAS 18001 reúne diversos requisitos de políticas de segurança, saúde ocupacional, qualidade que devem ser implementados para garantir a otimização de todas as etapas de atividades da empresa.

Para que a serve OHSAS 18001

saude ocupacional

Ao implementar um sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, a empresa otimizará diversos aspectos que farão com que o seu padrão de qualidade e produção sejam otimizados.

O principal objetivo de um SGSSO é garantir que todas as atividades possam ser realizadas de forma segura, sem danos ao trabalhador, meio ambiente e sociedade, ocorrendo de forma otimizada, melhorando a qualidade do produto final e acrescentando valor ao produto e a empresa.

Desta forma, o SGSSO desenvolverá uma estrutura capaz de identificar todos os riscos presentes em cada etapa da realização da atividade, e permitirá o controle consistente dos riscos e perigos, diminuindo os índices de acidentes do trabalho, e promovendo a saúde ocupacional dos trabalhadores.

Requisitos para certificação OHSAS 18001

A OHSAS 18001 não é obrigatória, sendo que a sua implementação deve ser feita através do intuito da empresa em promover uma política de segurança, saúde ocupacional, qualidade e valores sociais.

Desta forma, a empresa que deseja implementar a OHSAS 18001 deverá atender alguns requisitos, sendo esses:

  • Desenvolver uma política de Segurança e Saúde Ocupacional que envolva todos os setores, atividades, colaboradores e ambientes da empresa;
  • Desenvolver um plano de ação que deverá ser executado com intuito da promoção da qualidade e melhoria contínua;
  • Implementar todas as ações descritas no cronograma de ação;
  • Realizar um acompanhamento, monitoramento e verificação dos riscos e problemas identificados nos ambientes de trabalho, desenvolver medidas de controle adequadas para os mesmos e verificar a eficácia das medidas corretivas;

Desta forma, ao implementar a OHSAS 18001, a empresa deve adotar diversas metodologias que irão melhorar as condições de trabalho e qualidade, diminuindo os índices de acidentes e otimizando a utilização dos recursos disponíveis.

Vantagens da OHSAS 18001 para as empresas

Um bom sistema de Gestão de Segurança e Saúde pode influenciar em diversos fatores da empresa, melhorando e otimizando diversos setores.

Como benefícios de implementar a OHSAS 18001 em uma empresa, podemos constatar:

  • Otimização do uso dos recursos, evitando perdas e desperdícios de materiais;
  • Diminuição dos quadros de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais;
  • Redução das fontes de risco no ambiente de trabalho;
  • Valorização da imagem e valor social da empresa;
  • Garantir que a empresa não sofra com passivos trabalhistas ou ações judiciais;
  • Aumento da motivação dos colaboradores;
  • Padronização das atividades;
  • Aumento da produtividade e qualidade geral da produção;
  • Melhoria continua do ambiente de trabalho.

Como o OHSAS 18001 pode ajudar no combate a doenças ocupacionais?

A implementação da OHSAS 18001 permite que a empresa consiga obter um controle rígido sobre todos as etapas da atividade, dos riscos presentes e do desenvolvimento e implementação das medidas de controle.

Desta forma, ao manter todos os riscos presentes no ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância, através da implementação de medidas de controle coletivo e individual, e da realização de um controle do estado de saúde ocupacional através da implementação do PCMSO, é possível constatar uma diminuição nos casos de doenças ocupacionais.

Através de uma rotina de verificação dos níveis dos riscos ambientais presentes no local de trabalho, e da realização de exames periódicos, é possível garantir que as medidas de controle implementadas estão sendo eficazes.

Além disso, a implementação de um SGSSO deve levar em conta os principais dados relativos a saúde ocupacional dos trabalhadores, tais como as principais causas de afastamentos dos trabalhadores e quais são os principais causadores.

Portanto, a partir de uma análise técnica dos principais tipos de doenças ocupacionais comuns e ocorrentes no ambiente de trabalho e da elaboração de medidas de controle, além de sua análise e monitoramento constante, é possível diminuir efetivamente a ocorrência de afastamentos e danos a saúde dos trabalhadores.

OHSAS 18001 e a nova ISO 45001

Em 2018, a ISSO 45001, publicada pela Organização Internacional para Padronização substituiu as diretrizes da OHSAS 18001, sendo que as empresas com essa certificação possuem prazo até 2021 para a migração para a nova certificação.

Deixe um comentário