Percepção de risco: 6 fatores que influenciam sua percepção no trabalho

A percepção de risco na segurança do trabalho é um dos principais fatores que devem ser trabalhados, seja pela equipe técnica de segurança, seja pelos líderes de equipe ou pelos colaboradores.

Através da percepção dos riscos presentes no ambiente de trabalho, é possível desenvolver medidas de controle que diminuirão a ocorrência de acidentes e incidentes, além de promover a saúde ocupacional dos trabalhadores.

A segurança do trabalho deve ser feita tanto pela equipe técnica quanto pelo conjunto de trabalhadores e lideranças, sendo papel fundamental de todos o cuidado ativo e genuíno para com o próximo, e a constante atenção quanto aos riscos no ambiente de trabalho.

percepção de riscos no ambiente de trabalho

Portanto, uma boa gestão de segurança envolve o treinamento e incentivo dos trabalhadores que estão presentes na frente de obra, para que esses desenvolvam uma boa percepção dos riscos, e os aponte para que a equipe de segurança possa desenvolver medidas de controle adequadas.

O que é percepção de risco?

A percepção de risco nada mais é do que a atenção e reconhecimento dos riscos presentes no ambiente de trabalho.

Uma equipe que é bem treinada e qualificada a identificar os riscos presentes no ambiente de trabalho, poderá ajudar no desenvolvimento de medidas de controle que irão, efetivamente, diminuir as taxas de acidentes do trabalho ou incidentes.

A identificação dos riscos no ambiente de trabalho, principalmente de forma prévia, tem um papel importante para a segurança de todos os trabalhadores no ambiente de trabalho.

Os riscos podem estar presentes de diversas formas, seja um risco de acidente que pode resultar em um dano imediato ou um risco ambiental, que irá gerar um dano a curto, médio ou longo prazo.

Além disso, o ambiente de trabalho é, em geral, um local dinâmico, aonde podem surgir riscos devido a novas atividades, equipamentos, ferramentas ou condições a qualquer momento.

Desta forma, o desenvolvimento de uma cultura de identificação dos riscos presentes, através do treinamento da percepção de risco para todos os trabalhadores, facilitará no reconhecimento destas condições logo no início, prevenindo que ela venha a causar danos ou acidentes de trabalho.

Fatores que influenciam na percepção de risco

Há diversos fatores que podem influenciar na percepção de risco, seja para um ponto positivo ou negativo.

Dentre os pontos positivos, podemos citar como exemplo:

1 – Treinamento sobre percepção de risco;

2 – Incentivos aos colaboradores que informar o setor de SST sobre os riscos identificados;

3 – Campanhas promocionais sobre gerenciamento de riscos;

Já para os pontos negativos, os principais fatores que podem influenciar negativamente são:

4 – Comportamentos de risco como desatenção, brincadeiras no ambiente de trabalho, negligência, excesso de confiança, não utilização de EPIs e etc.

5 – Falta de instruções e treinamentos;

6 – Falta de uma cultura de gerenciamento de riscos.

engenheira segurança do trabalho

Percepção de risco e comportamento seguro no ambiente de trabalho

O comportamento seguro é essencial para garantir que as medidas de controle implementadas no ambiente de trabalho sejam eficazes.

É normal que existam desvios de comportamento em um ambiente de trabalho, principalmente quando falamos em uma equipe de vários colaboradores trabalhando juntos a muito tempo.

Esses desvios podem ser devido a brincadeiras em local e horário indevido, ou por falta de atenção, ou simplesmente por desconhecimento e despreparo do trabalhador.

Portanto, é importante que a equipe de SST sempre realize treinamentos e inspeções nas frentes de trabalho, incentivem e cobrem o comportamento seguro dos trabalhadores.

Trabalhadores que estão atuando de forma segura terão uma maior percepção dos riscos presentes em seu ambiente de trabalho, o que consequentemente permitirá que possam reporta-los para o setor de SST, que aplicará as medidas de controle necessárias ao local.

Isso gera um ciclo de melhoria continua e aumenta ainda mais a qualidade do ambiente de trabalho, promovendo a redução dos índices de acidentes e doenças ocupacionais.

Importância de reportar riscos dentro do trabalho

Os trabalhadores que possuem conhecimento e atuam de forma segura estarão aptos a identificar os riscos presentes no ambiente de trabalho, contribuindo para a implementação de novas medidas de controle, e consequentemente a diminuição das taxas de acidentes.

Para isso, é importante criar incentivos e formas para que os trabalhadores possam comunicar facilmente os riscos presentes no ambiente de trabalho para o setor de SST.

Uma dessas formas é o programa de relatos de desvios.

Os relatos de desvios são todas as situações consideradas fora do padrão de normalidade e segurança. Isso pode ser tanto por uma condição insegura do local de trabalho quanto um comportamento inseguro de um trabalhador.

Os modelos de relatos de desvios são bem simples, e devem conter:

  • Setor e local da identificação do desvio;
  • Data e horário;
  • Nome e matricula do colaborador que identificou o desvio;
  • Descrição do desvio;
  • Sugestão de melhoria.

Em geral, é possível realizar um controle muito melhor dos riscos presentes no ambiente de trabalho ao contabilizar os relatos de desvio.

Isso é porque, independente da equipe técnica, os trabalhadores são as pessoas que permanecem por mais tempo nas frentes de trabalho, e estão mais propicias a identificação rápida das condições inseguras que surgem no local.

Por exemplo, um motorista de caminhão poderá identificar facilmente o surgimento de buracos na estrada, e com seu relato, o setor de SST tomará conhecimento desse risco, e poderá acionar o setor de reparos para tapar os buracos, resolvendo a condição de risco.

Além disso, o relato de desvio pode informar sobre como anda o comportamento dos colaboradores em sua frente de trabalho.

Através do relato, é possível conhecer fatos que, muitas vezes, acabam sendo de difícil reconhecimento para os técnicos e engenheiros de segurança.

Um grande exemplo disso é a utilização de celulares na frente de trabalho, principalmente por motoristas, que dirigem utilizando o seu telefone.

Esse é um comportamento extremamente inseguro, porém, muito comum em empresas que possuem grande trafego de veículos, principalmente externos.

Ter o conhecimento desses comportamentos pode ajudar o setor de SST a desenvolver medidas que reduzam ou eliminem esses comportamentos, e verificar ativamente a eficácia dessas medidas.

Como melhorar a percepção de risco na empresa

Há alguns fatores que podem ajudar a manter os trabalhadores atentos quanto a percepção de risco no ambiente de trabalho.

Dentre eles, podemos citar:

  • Treinamentos sobre percepção de risco;
  • Exercícios de análise de riscos no ambiente de trabalho, principalmente em slides, nos quais os trabalhadores devem reconhecer e apontar os riscos presentes na cena.
  • Programa de relatos de desvios;
  • Campanhas de incentivos aos trabalhadores que apontarem e resolverem os riscos;
  • Divulgação dos resultados das campanhas de relatos desvio e diminuição dos índices de acidentes.
  • Essas são algumas medidas que podem ajudar aos trabalhadores a promover e melhorar ainda mais a segurança do ambiente de trabalho, assim como a percepção dos riscos na frente de trabalho.

Deixe um comentário