O que é Luva Nitrílica e para que serve?

As luvas nitrílicas são modelos com diversas vantagens em comparação as luvas de látex. Apesar do custo mais elevado, as mesmas possuem benefícios, tais como a sua durabilidade e por serem antialérgicas.

Recomendadas para diversas atividades, as luvas possuem características de resistências a produtos químicos, e pode ser utilizada até mesmo para o manuseio de alimentos. Sua versatilidade é um dos principais benefícios das luvas nitrílicas.

o que é luva nitrílica

Disponível em diversos modelos, cores e adaptável as atividades que serão realizadas, as luvas devem fazer parte do conjunto de EPIs que o empregador disponibilizará aos trabalhadores, e o seu uso correto pode garantir a segurança das mãos ao realizar as atividades de trabalho.

Porém, seu uso é individual, portanto, as luvas não podem ser compartilhadas, sendo que cada trabalhador deve receber e cuidar do seu par de luvas nitrílicas, e trocá-las sempre que houver danos que comprometam sua utilização e a segurança do trabalhador.

Relacionadas:

Operadores de Empilhadeira: conheça as responsabilidades para ser um bom operador

Talabarte: Simples, Duplo, de posicionamento e com absorvedor

O que é luva nitrílica?

As luvas nitrílicas são equipamentos de proteção individual – EPI, designados para a proteção das mãos, em atividades que envolvam a exposição a riscos químicos, biológicos, a abrasivos e escoriantes.

Sua utilização é obrigatória para todas as atividades que envolvam o manuseio de produtos, equipamentos ou ferramentas, e que tragam qualquer tipo de risco ao trabalhador.

De acordo com a NR 6, da Portaria 3.214 de 19788, as luvas fazem parte do conjunto de EPIs que deve ser fornecido ao trabalhador para a realização das suas atividades, sem gerar nenhum custo adicional para si, e devem ser substituídas sempre que forem constatados danos ou desgaste que comprometa a sua utilidade.

Para que serve a nitrílica?

As luvas nitrílicas servem para a proteção das mãos em atividades que as expõem a diferentes tipos de riscos. Ao realizar qualquer tipo de trabalho manual, deve ser utilizado as luvas apropriadas para a atividade, evitando lesões ou danos.

No caso das luvas nitrílicas, as atividades que envolvam a utilização de químicos, recomendadas para o seu uso, envolvem:

  • Hidrocarbonetos Alifáticos
  • Hidrocarbonetos Aromáticos
  • Álcool
  • Éteres

Outra utilização comum das luvas nitrílicas é para o manuseio de alimentos, pois a mesma não é uma fonte causadora de alergias (como as luvas de látex, por exemplo).

Qual a diferença de luva Nitrílica e látex?

Ambas as luvas de látex e nitrílicas possuem o objetivo de proteção das mãos dos trabalhadores ao realizar atividades manuais. Porém, cada uma possui características que as diferenciam. As principais diferenças entre elas são:

  • as luvas nitrílicas não causam alergias, o que pode ocorrer com as luvas de látex;
  • as luvas nitrílicas possuem maior resistência a danos;
  • as luvas de látex têm menor custo, porém, são mais suscetíveis a danos e desgaste.

Modelos de luvas nitrílicas

Cada modelo de luva é definido de acordo com a atividade que será realizada, por exemplo, luvas para manuseio de químicos precisam ter o punho alongado, para evitar que os produtos químicos possam entrar em contato com a pele.

luva nitrílica comfort

As luvas podem possuir características antiderrapante, cores variadas, pode conter forro de algodão, entre várias características que a adaptarão para a natureza da atividade a ser desenvolvida.

Leia ainda: NR 17 (Ergonomia): Resumo da Norma Regulamentadora

Não é recomendado o uso de luvas nitrílicas para manuseios em locais que envolvam calor excessivo, como a utilização em churrasqueiras, pois há uma possibilidade de derretimento do material. Neste caso, deve ser utilizado modelo apropriado com certificação por órgão responsável (CA).

Importância da luva nitrílica para segurança do trabalho

A luva nitrílica é um importante componente do conjunto de EPIs que os trabalhadores devem utilizar na realização das suas atividades. Podemos dizer que as mãos são umas das principais ferramentas que o ser humano utiliza para o trabalho, portanto, devem receber uma atenção privilegiada quanto a sua proteção e cuidados.

O uso correto das luvas irá prevenir cortes, queimaduras, alergias, a formação de bolhas, calos, entre diversos outros danos possíveis. Desta forma, além de utilizar corretamente, cabe a todos os trabalhadores manterem suas luvas em bom estado de conservação, e cabe ao empregador realizar a troca sempre que necessário. É importante ressaltar que as luvas são EPIs, portanto, não pode ser compartilhada entre vários funcionários.

Sempre que forem constatados danos a luva, seja por furos ou desgaste, a mesma deve ser substituída. Desta forma, é possível tirar o maior proveito possível da proteção proporcionada pelas luvas nitrílicas.

Deixe um comentário