Elevador Cremalheira: o que é, vantagens, funcionamento e custo

O elevador cremalheira é fundamental para uma construção civil. Muitas vezes ele é alugado para dar continuidade a uma construção. Mas, algumas empresas especializadas somente na construção de lugares altos também podem acabar investindo na aquisição desse equipamento.

Os elevadores cremalheira são conhecidos também como elevadores do tipo pinhão. O seu uso mais comum é para o transporte vertical de pessoas. Assim, em uma obra, esses elevadores são muito úteis para levar os trabalhadores com segurança para os locais mais altos.

O que é um elevador cremalheira?

Um elevador cremalheira é um elevador que é utilizado em construções com o objetivo de levar os trabalhadores e os seus equipamentos para as partes mais altas de uma construção.

Assim, quando um prédio de vários andares está sendo construído, uma pessoa poderia levar muito tempo para subir pelas escadas, caso elas já estejam prontas, além disso tem o próprio cansaço dessa subida e descida que podem ocorrer em vários momentos em um mesmo dia.

Por conta disso, esses elevadores são úteis para que o trabalho se torne mais eficiente.

o que né elevador cremalheira
Foto: @rackelevadores

Quais são as vantagens na obra?

  • A principal vantagem desse tipo de elevador é a garantia da segurança dos trabalhadores.
  • Em seguida, podemos destacar que, com ele, a obra tende a ser mais eficiente e rápida.
  • Entre outras vantagens também podemos destacar a economia que essa máquina fornece. Pois, em alguns casos, e a depender do peso, esse elevador pode substituir até mesmo os guinchos e gruas.
  • Além disso, esse elevador também possui várias paradas, ele não vai somente de um ponto ao outro sem fazer nenhuma pausa. Ao contrário, a depender de onde os equipamentos precisam ficar ou os trabalhadores, ele faz a parada.

Dimensões

Os elevadores cremalheira possuem uma estrutura que é treliçada. Ou seja, isso permite que ele se regule de acordo com a construção.

Entretanto, a sua estrutura tubular é de 650 x 650 x 1508.

Assim, a depender da obra e de seu tamanho, pode ser necessário até mesmo mais de um elevador cremalheira.

Como funciona um elevador cremalheira?

Um elevador cremalheira funciona por meio de engrenagens que fazem ele subir ou descer. Essas engrenagens entram em funcionamento quando um motor de velocidade é acionado.

Ele pode chegar a percorrer cerca de 40 metros por minuto. Assim, quando falamos de uma obra, isso é fundamental. Afinal de contas, o elevador sobe com muita facilidade os materiais mais pesados fazendo com que tudo possa ser transportado de maneira mais rápida, como também mais segura.

Quanto custa um elevador de cremalheira para obras?

Um elevador cremalheira possui os mais diferentes valores. Afinal de contas, você pode adquirir um que seja usado, ou comprar um novo. Como também é possível locar um por alguns dias ou meses.

Por exemplo, um elevador cremalheira que aguente cerca de 1500 quilos, com 10 cancelas, usado e com bom funcionamento custa cerca de R$ 60.000,00.

A depender do número de paradas que ele tiver, o valor também pode aumentar.

Já o aluguel de um equipamento como este pode custar cerca de 5 mil reais. Mas, o valor pode variar de acordo com o tempo de contrato.

Norma de Segurança referente ao elevador cremalheira

Assim, como tantos outros equipamentos que podem causar acidentes, a cremalheira também possui suas normas de segurança para que eles possam ser evitados.

Essas normas foram redigidas pelo extinto Ministério do Trabalho e possuem como única função proteger o máximo possível os trabalhadores.

Para o uso exclusivo neste elevador, há a norma NR18.

modelos de elevadores de cremalheira
Foto: @renomaq_

Essa norma declara quais são as medidas de proteção contra as quedas de altura, sobre a movimentação e o transporte de materiais e pessoas, quais são as dimensões dos elevadores em função das cargas que vão carregar, entre outras coisas.

Na norma também é possível ver as indicações de como irá ocorrer o transporte de pessoas e quem é o responsável por ele.

Essas informações devem ser seguidas não somente para evitar problemas com os órgãos fiscalizadores, mas principalmente para garantir a segurança das pessoas que estão ao redor, como também da própria obra.

Qual o melhor modelo para a construção civil?

O melhor modelo para a construção civil de um elevador cremalheira depende muito de quanto peso se pretende carregar. Por exemplo, alguns equipamentos podem transportar até 2 mil quilos e com uma boa velocidade.

Portanto, é fundamental saber qual a expectativa de uso para o elevador cremalheira para que não se acabe desperdiçando valores, seja para a sua aquisição, ou para a sua locação.

Deixe um comentário