Brigada de Emergência: o que é, para que serve, treinamentos

Você certamente já deve ter ouvido falar de uma brigada de emergência e se perguntou sobre quais são as funções em determinados locais.

Hoje em dia, em quase todas as empresas e locais com bastante fluxo de pessoas, é obrigatória a presença da brigada de emergência. Porém, muitas pessoas não sabem o real significado desse tipo de brigada ou quais as funções exercidas por ela.

Nesse artigo iremos abordar as principais características da brigada de emergência, seu conceito, funções, importância, a diferença entre a brigada de emergência e a brigada de incêndio, e várias outras curiosidades para que você possa se manter informado desse tipo de atividade.

O que é Brigada de Emergência?

A Brigada de Emergência nada mais é que um grupo de profissionais preparados para atuar em casos de emergência, como o próprio nome diz.

O que é Brigada de Emergência

Esse grupo de pessoas nomeado Brigada de Emergência, é treinado para atuar em qualquer tipo de evento perigoso, protegendo pessoas e edificações dos riscos que possam surgir.

Existem basicamente três tipos principais de atuações onde os brigadistas podem atuar, sendo elas: primeiros socorros, evacuação e resgate.

Além dessas três atuações, os brigadistas também podem auxiliar em outros tipos de eventos, como: epidemias, pandemias, surtos coletivos de doenças regionais, deslizamentos de terra, inundações, terremotos, maremotos, tsunamis, explosões, ataques de várias naturezas e outros.

Normalmente, esse tipo de serviço é prestado de forma voluntária em determinados locais, no intuito de ajudar outras pessoas.

A formação do grupo brigadista e a quantidade de profissionais que compõem a brigada de emergência depende de vários fatores, dentre eles:

  • Divisão do espaço de atuação;
  • Grau de risco que o local oferece;
  • Tamanho do local (pois existe um distanciamento máximo entre os brigadistas) e outros.

Para que serve a Brigada de Emergência?

Como mencionado anteriormente, a brigada de emergência serve para auxiliar em situações de sinistro ou tragédias, atuando nos primeiros socorros, evacuação ou resgate, assim como em outras áreas.

Dessa forma, podemos dizer que a equipe da brigada serve para proteger os cidadãos em determinados locais, assim como proteger as edificações onde os mesmos residam ou trabalhem.

Diante de tais informações também podemos dizer que a brigada de emergência serve para tornar o ambiente de trabalho seguro, pois as mesmas trabalham mais seguras e confiantes sabendo que existem pessoas treinadas e preparadas para atuar em eventuais casos de emergência.

Qual a importância da Brigada de Emergência?

Com tantas informações presentes na mídia, fica fácil notar a importância dessa brigada para os locais com muito fluxo de pessoas, pois esses ambientes precisam ser protegidos por pessoal altamente preparado e treinado.

Para que serve a Brigada de Emergência

A brigada de emergência é com certeza algo muito importante para as empresas, pois protege seus colaboradores e todos os bens materiais que a mesma apresenta com um plano de emergência.

Além de proteger as pessoas e a empresa, a brigada de emergência também atua protegendo o meio ambiente, fazendo com que o mesmo sofra o mínimo possível com os riscos que o homem expõe a natureza.

Logo, a brigada é algo crucial para qualquer empresa seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

As empresas que possuem essa equipe, só tem vantagens com sua atuação, porém, somente as médias e grandes empresas tem a obrigatoriedade de colocar tal serviço, ou seja, as micro e pequenas empresas não são obrigadas por lei a ter esses profissionais em seu quadro de funcionários.

Diferença entre Brigada de Incêndio e Brigada de Emergência

Provavelmente você também já deve ter ouvido da brigada de incêndio e pode estar se perguntando a diferença entre elas.

Essa questão é muito fácil de ser resolvida, pois embora pareçam atuar na mesma área, são equipes totalmente distintas e cada uma possui uma função diferente, porém ambas com igual importância.

Como mencionado anteriormente, a brigada de emergência é a equipe de profissionais qualificados, treinados e capacitados para atuar em qualquer momento e evento de sinistros ou emergências.

Já a brigada de incêndio, como o próprio nome diz, é a equipe destinada a combater as chamas (incêndio).

Apesar de terem atuações distintas, ambas as equipes possuem uma atividade em comum: a prevenção.

Além de atuarem nos combates dos sinistros em si, as equipes das brigadas, também atuam com ações preventivas para que os sinistros e emergências não venham a acontecer.

Treinamentos necessários

Para se tornar um brigadista de emergência é necessário atingir a maioridade, ser alfabetizado, fazer o treinamento de brigadista e ser aprovado pelo mesmo.

treinamento

Existem muitas instituições que fornecem esse tipo de curso e normalmente é a própria empresa quem sedia os treinamentos aos seus funcionários.

O treinamento deve ser composto de material teórico e prático, para que os voluntários possam treinar na prática tudo que aprenderem em teoria.

Algumas das matérias vistas no treinamento da brigada de emergência são: primeiros socorros, combate a incêndios, resgate de vítimas, tipos de sinistros, como proceder em diferentes tipos de emergência, tipos de ferimentos e procedimentos básicos e outras.

Após concluir a parte teórica e prática do treinamento, é preciso solicitar o certificado de conclusão de treinamento para que possa começar a atuar quando preciso for.

Vale lembrar ainda que, após concluir o curso, a pessoa deve estar sempre atenta aos prazos, pois esse é um tipo de treinamento que exige reciclagem anual, ou seja, é necessário refazer o treinamento no máximo de doze em doze meses.

Como estamos sempre sujeitos a diversas situações de emergência, devemos sempre estar atentos e trabalhar em locais que nos forneça segurança.

Dessa forma, podemos notar a importância do trabalho da brigada, pois é através do treinamento e dedicação deles que podemos trabalhar tranquilos em determinados locais.

Apesar da brigada ser obrigatória somente em empresas de médio e grande porte, a micro e pequenas empresas só tem a ganhar com esse serviço.

Logo, é de extrema importância que as mesmas invistam nesse tipo de treinamento para seus funcionários, pois é algo que visa o bem não só dos colaboradores, mas também dos bens materiais da própria empresa.

Deixe um comentário