Avaliação qualitativa e quantitativa no trabalho: veja a diferença e importância

A avaliação qualitativa é tão importante quanto o desempenho de uma empresa, pela análise, em medir os esforços do dia a dia do funcionário.

Além das estruturas do trabalho, são incluídas informações que avaliam o bem estar do colaborador no ambiente profissional. E também sobre suas qualidades técnicas no trabalho e em outros ambientes.

Para tanto é necessário que a empresa cumpra metodologias específicas, como distribuição de tarefas, operação de máquinas, deslocamentos externos do funcionário e disposição de materiais do trabalho. O intuito é confirmar, no bom sentido da palavra, se os empregados são bem tratados e obedecem às normas regulamentadoras.

Mas há outros aspectos que devem ser levados em conta. Avaliar o perfil social de cada indivíduo é essencial. Mensurar hábitos e destacar suas melhores qualidades fornecem informações para maior contribuição e zelo das pessoas.

o que é avaliação qualitativa

É importante frisar que na teoria, a avaliação qualitativa está repleta de informações. Porém, sua prática é determinante para que novas ideias sejam aprimoradas e aproveitadas nas relações pessoais. De nada adianta medir a qualidade, se não houver métodos coerentes para sua gestão e proposta.

Para saber mais sobre avaliação qualitativa, confira as principais informações sobre essa importante análise da qualidade de trabalho entre empresas e seus colaboradores, escolas e outros ambientes. Busque conhecer os critérios minuciosos e aprenda a aplicar em sua empresa ou escola.

O que á avaliação qualitativa no ambiente de trabalho?

Em geral, as pessoas já foram submetidas a diversos tipo de de avaliação. Entre elas, a avaliação qualitativa. Ela consiste em medir os níveis emocionais de alguém, seja em escolas, trabalhos ou até mesmo em casa. Ela foca em objetivos e situações que contribuem para o desenvolvimento cultural e social.

Esse tipo de avaliação ocorre em determinados períodos. Em geral o mais indicado é o Técnico de Segurança do Trabalho, que realiza inspeções nos ambientes da empresa.

avaliação qualitativa no trabalho

Na maioria das vezes, as análises podem acontecer como simples prevenção, mas ocorrem casos após incidentes ou acidentes com colaboradores.

O objetivo é medir o grau de funcionalidade e organização, em que os funcionários estão alocados para trabalharem. As análises podem ser simples, como estrutura mobiliária, acessos e disposição de materiais usados no dia a dia.

Até mesmo a verificação de adereços da empresas estão incluídos, como disposição de objetos, tapetes ou outros itens que podem provocar incidentes. Ou seja, um simples tropeço de alguém pode trazer consequências sérias.

O maior foco e cuidado que avaliação qualitativa possui é em indústrias ou fábricas. Na operação de máquinas ou equipamentos, a segurança deve ser altamente estabelecida a operadores desses materiais.

A avaliação qualitativa visa o bem estar, treinamento e inclusões de meios que evitem situações inesperadas. Há casos em que a falta de atenção gera possibilidades maiores de fatos inesperados. Por isso, como diz o bom ditado, é melhor se basear na prevenção.

Em momentos em que alguma falha ou inconsistência são apuradas, imediatamente o setor deve rever os conceitos e formas como o trabalho é desenvolvido.

A fim de evitar situações danosas, é imprescindível haver a qualidade e manutenção de equipamentos. Por exemplo, uma explosão em uma fábrica representa a falta de análise qualitativa ou quantitativa? Ou  a ausência de ambas?

O que é avaliação quantitativa no trabalho?

No trabalho, a avaliação quantitativa consiste em verificar características imprescindíveis sobre a quantidade de informações descritas. Valem para comportamentos ou consequência de outros aspectos.

avaliação qualitativa e quantitativa

O objetivo da avaliação quantitativa é levantar aspectos de grupos em geral. São levados em conta os medos, inseguranças, desejos, crenças e comportamentos de maneira total.  A análise qualitativa também tem foco em conceitos discriminatórios sociais, em que há algo que pode gerar conflitos de interesses e sociais.

O foco maior é analisar cada grupo de profissionais e somar aos grupos no total. Como se comportam em diferentes fases do dia. Essas pessoas serão centralizadas, o que permite uma descrição completa de ambos os perfis. Por apresentarem resultados únicos, não é possível assemelhar os dados para um conjunto geral de mais pessoas.

Como exemplo clássico, vamos supor que em uma fábrica há um equipamento que vem apresentando problemas, como fortes ruídos. Ao analisar o caso o funcionário responsável vai avaliar as possíveis consequências que o equipamento defeituoso pode provocar nos demais funcionários. Uma máquina barulhenta, por exemplo.

Após a minuciosa análise, o perito vai determinar se o equipamento que está fazendo muito barulho pode ser prejudicial à audição dos colaboradores. Ou se momentos de manutenção podem ser considerados possíveis agentes de risco.

Qual a diferença entre avaliação qualitativa e quantitativa?

Ambas são de extrema importância, cada qual tem sua autonomia. Enquanto que na avaliação quantitativa um técnico verifica possíveis agentes de risco e estabelece regras de tolerância, na qualitativa teremos um conjuntos de análises pessoais quanto à convivência com aqueles agentes de risco.

Uma cadeira que não oferece postura, pode gerar discussões ou danos físicos sem proporções.

Se em todos os lados houver exposição sem fundamentos, é necessário rever dados para que não causem problemas à gestão. O diálogo é a principal ferramenta nesse momento. É de bom grado a empresa ouvir o que os colaboradores têm a dizer.

Exemplos de avaliação qualitativa e quantitativa

Confira como é feita aplicação da avaliação qualitativa e quantitativa. Ambas se intercalam, são unânimes, mas caminham juntas.

Avaliação qualitativa

  • Avalia sentimentos pessoais como incômodos, insatisfação ou problemas ruidosos
  • Observa como um grupo reage perante momentos conturbados
  • Tem como foco o desenvolvimento profissional e pessoal no ambiente de trabalho, além de gerar resultados sobre em que é possível haver mais interação.
  • Aplica os resultados em uma pessoa, sem mesclar as informações a grupos ou para outras pessoas de forma individual

Avaliação quantitativa

  • Exige um senso mais apurado de informações
  • Aplica conhecimentos abstratos e promove a autocrítica
  • Entrevistas técnicas que avaliam em que o candidato pode ter mais capacidade
  • Sessões de terapia que identifiquem medos ou fobias
  • Pesquisas de satisfação
  • Treinamentos de empresas para melhor desenvolvimento dos profissionais

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